A gente nasce verdinho feito bambu nessa terra. Sorrindo de tudo e de todos e tendo como principais atividades diárias: comer, dormir e fazer "n°2". Mas o caldo vai tomando forma, e ai vem uma batida de cabeça aqui, um coração estropiado ali, uma briguinha com quem não tem nada a ver com nossos problemas por acolá, e as cicatrizes vão aparecendo par tout!
Vamos amadurecendo e descobrindo que uns gostam de gatos; outros de cachorros. Uns são tímidos; outros “falam mais que o homem da cobra!”. Uns arriscam sem pensar; outros pensam em não arriscar. No final: cada um de nos é único, évidemment! Mas há uma coisa que todos temos em comum: todo mundo quer-ser-feliz! Ninguém procura ter uma vida chata, estupida e sem proposito. Todos nos queremos ser felizes, e queremos isso o tempo todo. Nunca conheci ninguém que tivesse por objetivo arruinar a própria vida. Alguém que acordasse um dia dizendo: “Hoje quero ter o pior dia da minha vida!”. Jamais conheci um personagem assim!
Mas temos que admitir: há uma diferença entre ser ALEGRE e estar FELIZ. Alguém que é alegre nem sempre quer dizer alguém que está feliz. A Alegria “é uma disposição interior que não se baseia em circunstâncias externas e, portanto, não está sujeita à mudanças”. Na pratica, é aquela pessoa que todo mundo conhece: ele(a) está sempre com um sorriso no rosto, não importa se o mundo está acabando! Tenho um amigo que é exatamente assim, né “varão de guerra?!”; “só vitoria varão!”(rs). Parece que o cara não tem problema na vida!(rs). Está sempre ALEGRE!
Já a Felicidade - diferente da Alegria - “é uma condição temporária baseada nas circunstâncias que nos cercam”. Ou seja, estamos sempre à “The Pursiut of HappYness”; mesmo que sejamos alegres o que queremos, no final do dia, é ter/estar FE-LIZ! Essa busca constante por momentos de felicidade é o que nos motiva a “caminhar” - como disse no post anterior parafraseando Eduardo Galeano.
Esse “horizonte”, que parece por vezes ser tão difícil de tocar vis-à-vis os “perrengues nosso de cada dia”, deve ser substituído pela alegria de viver nossa “Vida Serevina”, afinal de contas, criança é Feliz! E como criança encontra essa "felicidade" a todo instante! Criança vive a síntese da frase de Carlos Drummond de Andrade: “ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade!”
#HappYness:
Feliz dia das crianças pra todo mundo! E 'bora correr pra postar também minha fotinho de quando era criança ;-)
Abraços!
Ahá! Consegui!! Acho....
ResponderExcluirPerfeito texto. Que mais pessoas entendam que ser alegre é diferente de estar feliz!
Abs